Descrição:

Inspeção Predial ABNT NBR 16747/2020

A Inspeção Predial é fundamental para conscientização dos síndicos e gestores condominiais.

O objetivo é proporcionar uma avaliação do estado geral da edificação e de seus sistemas construtivos, observando aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação da edificação, bem como o grau de criticidade das deficiências constatadas. Estas informações são devidamente apresentadas no laudo técnico elaborado pela Vitor Seiti Engenharia, no qual serão destacadas as correções e intervenções necessárias, bem como suas respectivas prioridades através da matriz GUT (Gravidade x Urgência x Tendências).

Este tipo de serviço, pode ser em edificação residencial ou comercial sendo realizado através de vistorias técnicas na edificação para constatação e levantamento das anomalias existentes e das condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade da edificação, assim como de todos os seus sistemas construtivos, em determinado momento de sua vida útil (na data da vistoria), com a finalidade de indicar as possíveis origens e causas das manifestações patológicas e as medidas: preventivas, corretivas, relacionadas a aspectos visuais.

A realização da inspeção predial é fundamental, lembrando-se que os sistemas e elementos construtivos sofrem desgastes naturais ao longo de sua vida útil. Negligenciar as atividades preventivas corretivas e reformas trará prejuízos (resultantes da perda de desempenho, da funcionalidade e da segurança, podendo ocorrer colapsos parciais ou totais dos sistemas), bem como risco de acidentes.

O síndico ou gestor condominial é o responsável pela contratação de profissional habilitado para execução do laudo de inspeção predial. Além disso, cabem também a ele (ou a um profissional terceirizado, responsável pela manutenção do edifício) as tomadas de decisões para o cumprimento dos processos e procedimentos apontados no laudo de inspeção predial.

A periodicidade de uma inspeção predial depende do estado de conservação e manutenção da edificação vistoriada. Para edificações que apresentem diversas deficiências (principalmente se enquadradas como críticas), o prazo a ser estabelecido para realização de uma nova inspeção predial deverá ser inferior ao de outra edificação similar, que apresente melhores condições de uso, operação, manutenção e conservação.

Toda essa avaliação é realizada com imparcialidade e em consonância as normas técnicas vigentes, regulamentos internos, artigos do código civil e bibliografia específica, a fim de que o parecer técnico tenha o embasamento de informações e a qualidade esperada pelo Cliente.

Referências normativas

ABNT NBR 16747, Inspeção Predial - Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimentos
ABNT NBR 5674, Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção
ABNT NBR 13752, Perícias de engenharia na construção civil

ABNT NBR 14037, Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisito para elaboração e apresentação dos conteúdos

ABNT NBR 15575-1, Edificações habitacionais – Desempenho

ABNT NBR 16280, Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos

ABNT NBR ISO 5492, Análise sensorial – Vocabulário

Gostou? Fale Conosco

2019 © VITOR SEITI ENGENHARIA - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento Eco Webdesign